Oleação nasal de acordo com o Charaka Samhita

11/12/2017 - Charaka Samhita - Dietética Quantitativa

Publicada por: Lucas Campos  - 196 .

Fonte da foto: Wikipedia

No Charaka Samhita temos um "capítulo" dedicado à "Dietética Quantitativa" e logo no início é dito que os objetivos da ciência da medicina são dois: o tratamento dos pacientes que sofrem doenças e a manutenção da saúde positiva. E neste capítulo é muito engraçado, pois são feitas algumas orientações pitorescas (temos que levar em consideração que a publicação é de +/- dos séc VI A.C), com relação ao uso de guarda-chuva, por exemplo. Mas isso é papo para outra hora; veja agora o que ele fala de oleação nasal:

- Gotas Nasais [54-55]: Deve-se aplicar Anu taila todos os anos durante a estação chuvosa, no outono e na primavera, quando o céu estiver sem nuvens. O indivíduo no qual se administra a terapia nasal na época correta com o método correto prescrito não tem seus olhos, nariz e ouvidos afetados (por quaisquer doenças).

Seus cabelos e barba nunca se tornam brancos, eles crescem abundantemente. Através dessa prática, doenças como torcicolo, cefaleia, paralisia facial, rigidez na articulação têmporo-mandibular, rinite, enxaqueca e tremores localizados na cabeça são curados.

Nutridos pela inalação, suas veias, articulações, ligamentos e tendões da região da cabeça  e pescoço ganham incrível vigor. Sua voz torna-se melodiosa, estável e viva e sua face torna-se animada e robusta. 

Todos os seus órgãos sensoriais tornam-se claros e há consideráveis vigor nos mesmos. As doenças relacionadas à cabeça e ao pescoço não o afetam subitamente. [56-62]

#charakasamhita #ayurveda #ayurvedese #namaste #anutaila