Sobre

A ideia do aplicativo veio da junção de minha formação como terapeuta ayurvédico, pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, tendo como grande professor e mestre o Dr. Ruguê (Swami Narayanananda), com minha formação em Ciência da Computação...

1 - Meditação _/\_

Em minhas meditações sempre vieram alguns "insights" sobre como juntar todo esse conhecimento do ayurveda e disponibilizar para as pessoas de uma forma que elas estão acostumadas e que estivesse na "palma de suas mãos", acessível. O ayurveda significa ciência da vida e data de tempos remotos (há mais de 5.000 anos) em que os grandes sábios daquela época abordavam a vida de uma forma holística e completa. A saúde, na abordagem do ayurveda, é vista em sua forma mais completa integrando corpo, mente e espírito. Essa visão traz plenitude para o ser, fazendo com que ele se sinta pleno e possa realizar seu dharma.

3 - E aí saiu o app

Com a junção destes conhecimentos "antigos", minhas formações na área de Tecnologia da Informação e as tecnologias de hoje (internet, celulares, sites, etc) o aplicativo (app) foi tomando forma (na verdade de forma intensa em julho, novembro e dezembro de 2016). E agora final de 2016, com a conclusão do curso de formação em terapeuta ayurveda, temos a primeira versão do mesmo. Que ele possa servir para, na medida cabível, trazer um pouco mais conhecimento para as pessoas. Temos que nos tornar cada vez mais conscientes e auto-reposnsáveis, por nossa saúde física, mental e espiritual. O ayurveda faz isso, sem julgamentos. São meus sinceros votos. Namastê. Lucas Campos.

2 - Parceria - Breve História

Na penúltima aula do curso, um sábado (19/11/16), a aula se estendeu um pouco mais por conta de um temporal que ocorria, aqui em Brasília. Dr. Ruguê liberou a turma, e o temporal continuou muito forte de forma que para ir ao carro a pessoa iria se encharcar toda. Ficaram alguns alunos na sala então esperando a chuva diminuir, além da Cris e Dr. Ruguê (que estava de carona com ela). Após uns 20 minutos na sala, todos decidiram sair da LBV, onde o curso é ministrado, para verificar se já tinha condições de irmos embora. Foi neste momento que pensei: "vou perguntar pro Dr. Ruguê o que ele acha sobre um software que a pessoa responderia algumas perguntas e no final ele mostrasse o gráfico de sua constituição e também as indicações de alimentação, chás, ervas, etc para essa pessoa". Foi então que comentei e ele achou interessante. Então que no outro dia, no intervalo da aula, eu levei a primeira versão do aplicativo contendo exatamente o que tinha dito no dia anterior (tive que virar a noite para fazer. É eu sei, nada ayurvédico. Mas não é de costume isso!).

Mostrei para o Dr. Ruguê e ele ficou de certa forma intrigado com aquilo, um banco de dados, dentro de um celular, gerando um gráfico com a constituição da pessoa e que traz as informações básicas sobre alimentação mais indicada para ela. "Interessante isso", comentou ele. Comentei com ele que havia pego informações sobre o questionário utilizado no software, da apostila de formação e se poderia utilizá-lo (com algumas adaptações) de forma a citar a fonte. Ele concordou na hora e foi dada a autorização para citar a fonte (na última aula foi feito um contrato formal de cessão de direito de uso, do material do curso, assinado por ele para deixarmos tudo certinho). Dessa forma não poderia deixar de agradecer pela oportunidade desta parceria inicial, com o Dr. Ruguê, por meio da Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Dizer também que para mim foi uma honra ser seu aluno neste curso de formação e espero ter oportunidades de outros aprendizados. #gratidão #namastê